O que são e para que servem as brocas para facetas laminadas? Saiba agora!

A broca para facetas laminadas é um instrumento de extrema relevância utilizado pelos dentistas, principalmente quando falamos de procedimentos do ramo da dentística, também denominado de odontologia estética. Isso se dá, pois, diferentes procedimentos exigem a aplicação de técnicas distintas, com instrumentos específicos. 

Assim, os resultados adquiridos podem ser realmente satisfatórios para os pacientes, que buscam o tratamento como uma forma de melhorar a autoestima e renovar o visual. A broca acima mencionada auxilia diretamente na eficácia do acabamento da técnica. 

Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar o que são as brocas para facetas laminadas, para que servem e também evidenciar as nuances a respeito do procedimento de colocação. Deste modo, é possível ficar por dentro do conhecimento e definir se a técnica é uma boa opção para você. Não deixe de conferir!

Definição e função 

As brocas para facetas laminadas são instrumentos utilizados em procedimentos de aplicação de facetas ou lentes de contato. Portanto, estas possuem funções relacionadas com o acabamento do procedimento realizado, assim como, com a remoção do excesso da resina aplicada nos dentes dos pacientes. 

Os modelos diamantados são ainda mais indicados, por possuírem características capazes de penetrar de forma mais adequada no material da aplicação, sem que haja rachaduras ou danos.  

Facetas Laminadas

O procedimento de facetas laminadas pode ser definido como a técnica restauradora feita na região frontal dos dentes e indicada especialmente para fins estéticos. Por exemplo, espaçamentos indesejados, diastemas, cores desuniformes, entre muitos outros. 

Basicamente, são utilizadas resinas desenvolvidas em laboratórios específicos ou mesmo alguns tipos de porcelanas. A intenção é que a arcada seja restaurada e fique com o aspecto mais natural possível. 

Tipos de facetas laminadas

Facetas Laminadas com Resina

As facetas laminadas com resina são interessantes para aqueles que necessitam mudar apenas alguns aspectos pontuais nos dentes. Isso se dá, pois, estas possuem uma durabilidade menor, podendo ser moldadas diretamente na superfície dentária.

As principais vantagens/indicações deste tipo, são: 

  • Excelentes para fechamentos de diastemas; 
  • Excelentes para renovar restaurações danificadas ou antigas; 
  • Excelentes para sorrisos que não precisam de muitas modificações; 
  • Excelentes para auxiliar em casos de bruxismo; 

Facetas Laminadas com Porcelana

As facetas laminadas com porcelana são indicadas para inúmeros casos, onde a modificação do sorriso precisa ser mais incisiva. São conhecidas por sua versatilidade, eficácia e qualidade (a depender do dentista que faz a aplicação).

As principais vantagens/indicações deste tipo, são: 

  • Excelentes para casos de alteração de cores da dentição por uso contínuo de antibióticos; 
  • Excelentes para corrigir dentes desalinhados; 
  • Excelentes para dentes curtos ou que sofrem de bruxismo grave; 
  • Excelentes para dentes amarelos/amarelados; 
  • Excelentes para dentes manchados; 
  • Excelentes para casos de impacto;
  • Excelentes para falhas congênitas; 

Conclusão

É também interessante mencionar, que o procedimento das facetas laminadas pode apresentar desvantagens de acordo com o tipo escolhido, sendo algumas delas:

  • Durabilidade inferior que pode causar amarelamento dos dentes (resina);
  • Possíveis fraturas com a falta de cuidado (resina); 
  • Impossibilidade de correção incisiva de manchas, amarelamentos ou alterações nas cores dos dentes (resina);
  • Possíveis desgastes ao longo do tempo (porcelana); 

Esperamos que as informações aqui presentes possam ser úteis em sua jornada de construção do conhecimento e decisão pela aplicação da técnica. Lembre-se de escolher um profissional especializado e indicado por outras pessoas. Vale a pena conferir o registro do dentista e conhecer o consultório. Obrigada por nos acompanhar até aqui!