Me deparei com a minha fatura Bradescard e, com isso, encontrei inspiração para bater um papo com vocês sobre a importância de ter as opções de cartão e de boleto no e-commerce. Esses dois tipos de pagamento são os mais utilizados pelos consumidores, mas cada pessoa tem uma preferência.
Por mais que outros facilitadores de pagamento como o PayPal estejam se popularizando, é interessante quando o cliente pode fazer a compra com os seus dados cadastrais na própria loja virtual. Ele consegue concluir o pagamento dos itens no carrinho mais rapidamente e com praticidade.

Para que você conheça as principais vantagens de cada método de pagamento para e-commerce, logo a seguir estará um paralelo entre o cartão e o boleto. Vale a pena conferir!
Pagamento com cartão de crédito
O pagamento com cartão de crédito é o mais usado tanto nos ambientes virtuais como físicos. Para o comerciante, esse tipo de transação compensa muito, especialmente devido à conversão.
As compras no cartão são rápidas de serem feitas e, muitas vezes, são resultado do impulso momentâneo que o cliente teve. Nesse sentido, o cartão é melhor que o boleto.
Além disso, mesmo que o cliente esteja sem dinheiro sobrando no banco ele pode concluir a compra da mesma forma. Afinal de contas, a fatura só chega no mês seguinte e até lá ele pode quitar a dívida com as instituições financeiras responsáveis pelo cartão.
Pagamento com boleto bancário
Em outros países, o pagamento de compras via boleto bancário não é comum ou sequer existe. No entanto, no Brasil esse recurso é amplamente utilizado. O motivo? Nem todo mundo tem acesso a cartões de crédito e essa é a única alternativa.
A vantagem para o e-commerce é que mesmo pessoas com o nome negativado podem ser clientes bons pagadores. O risco de fraude também é reduzido, fazendo com que o boleto bancário seja uma segurança para a empresa.
Um último aspecto que vale ressaltar é o aumento da lucratividade. As compras são normalmente realizadas à vista e as taxas são muito menores do que as das transações no cartão de crédito.
Veredito: mas afinal, qual é o melhor?
Como mencionado anteriormente, tanto o cartão de crédito como o boleto devem ser oferecidos no e-commerce. Eles têm suas vantagens particulares e atingem diferentes públicos, permitindo mais flexibilidade para o cliente e maiores resultados para o lojista.
Mesmo assim, não esqueça de observar a demanda do seu público ao elaborar promoções para determinada forma de pagamento. Uma persona com uma renda alta raramente vai pagar a conta no boleto. Por outro lado, os universitários e negativados provavelmente vão preferir essa alternativa.
Por conta disso, dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece no e-commerce, as condições de pagamento e ofertas especiais para cada modalidade devem ser bem planejadas.
E então, qual é a preferência de seus clientes? Cartão ou boleto bancário? Você oferece outras possibilidades de pagamento além dessas? Deixe seu comentário!